segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OFICINA TP 05 19/10/09

Jequié , 30 de dezembro de 2009.




IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “TP O5 UNIDADE 18 – ESTILO E COERÊNCIA - REALIZADA DIA 19 DE OUTUBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.

FORMADORA : Maria Carolina de Souza Oliveira


OBJETIVO DA OFICINA: Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua portuguesa do Ensino Fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento com um vídeo , Sensibilização, Formação de grupos, Leitura do texto de Referência, Leitura e análise de atividade do TP, Avançando na Prática, Apresentação dos Grupos, Sistematização, Mobilização para a Próxima oficina, Avaliação.

AVALIAÇÃO:
A atividade “ Porque o frango atravessou a estrada” mobilizou bastante os cursistas. Cantar músicas de diferentes estilos e identificá – los foi muito interessante, participação até mesmo dos mais tímidos!
Temos percebido que quando fazemos a leitura do texto de referência e sugerimos que os grupos sistematizem depois numa apresentação oral, tem dado muito certo, eles se envolvem mais. Para a percepção e manutenção da coerência então. O grande desafio dessa atividade era: leitura do texto na íntegra e apresentação das partes para formação de um todo coerente.
Mais uma vez a análise das atividades do TP e AAA foram bastante proveitosas. Eles saem com muita vontade de aplicá –las.
Essa oficina sugere muitas atividades de coerência para serem aplicadas em sala. Os cursistas ficam muito satisfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário