segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OFICINA TP 01 09/11/09

Jequié, 30 de dezembro de 2009.




IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “TP O1 UNIDADES 01 E 02 – VARIANTES LINGUÍSTICAS: DIALETOS, REGISTROS E EQUÍVOCOS - REALIZADA DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.

FORMADORA: Maria Carolina de Souza Oliveira.

OBJETIVO DA OFICINA: Discutir as variantes lingüísticas : dialetos, registros e equívocos.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino Fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento “vídeo Jessié Quirino” , Sensibilização, Formação de Grupos, Atividade em grupo, Fundamentação teórica, Sistematização, Mobilização para próxima oficina, Avaliação da oficina.


AVALIAÇÃO:
Eles se divertiram muito com o vídeo e os ditados populares em linguagem culta. A discussão sobre variedade lingüística ainda é tabu, o professor se divide entre “consertar ou não o erro do aluno”, muitos têm alunos oriundos da zona rural e se identificaram bastante nas socializações. O “ranço” de propor atividades para serem passadas para a variedade padrão ainda é muito forte.
Particularmente este é um dos meus TPS favoritos. E os matérias para sensibilização cedidos pela professora Isabel enriqueceram ainda mais as oficinas.
Os cursistas não leram o TP e muito menos o AAA já que não tinham mais o compromisso de escolher uma atividade para ser aplicada em sala. Isso sim tem me desanimado enquanto formadora. Sinto que preciso de uma estratégia mais eficiente pra sanar este problema. O que você sugere?

Nenhum comentário:

Postar um comentário