segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OFICINA TP 04 28/09/09

Jequié, 30 de dezembro de 2009.


IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “TP O4 UNIDADE 14 – LETRAMENTO - REALIZADA DIA 28 DE SETEMBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.

FORMADORA : Maria Carolina de Souza Oliveira


OBJETIVO DA OFICINA: .Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento com o vídeo: Ler devia ser proibido; Relatos de experiências; Sensibilização;Formação de grupos; Vivenciando situações sócio – comunicativas; Socialização; Leitura do texto de referência; Avançando na prática; Elaboração de Atividade didática ; Sistematização; Mobilização para próxima oficina ; Diário de Bordo.

AVALIAÇÃO
A oficina de Letramento amplia muito o conceito de leitura e escrita dos cursistas. A socialização das experiências vivenciadas em sala de aula com a s aplicações das atividades do TP e AAA tem sido um momento muito rica. O ponto alto e lúdico da oficina foi a vivência de situações sócio – comunicativas , é ali que eles percebem o quanto por mais que sejamos pessoas alfabetizadas há situações de comunicação que exigem conhecimentos de mundo. As dramatizações foram muito boas.
A leitura do texto de referência ainda é um ponto negativo pois os cursistas não tem lido o TP, muitos nem trazem o TP recomendado para oficina.
Os cursistas tem gostado muito de analisar as atividades do TP e AAA, tem sido de grande valia esses momentos de aproximação do material, já que os mesmos não tem “tempo” para o estudo individual.
No momento final a apresentação dos diários de bordo foram bastante interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário