segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MOMENTOS DE ESTUDO: EQUIPE NOTA 10!







OFICINA TP 23/11/09

Jequié, 30 de dezembro de 2009.


IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “TP 06 UNIDADE 22 – ARGUMENTAÇÃO REALIZADA DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.

FORMADORA: Maria Carolina de Souza Oliveira.

OBJETIVO DA OFICINA: Refletir sobre os tipos de argumentação e identificar estratégias relacionadas ao planejamento de escrita de textos.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Apresentação de objetivo e roteiro, Relato de Experiência, Acolhimento, Sensibilização,Vivenciando a argumentação, Fundamentação teórica, Planejamento de escrita ,Formação de Grupos, Atividade de produção textual, Mobilização para próxima oficina, Avaliação.

AVALIAÇÃO:
O vídeo de abertura “espermatozóide c buquê de flores” é bastante sugestivo.
Os cursistas ao criarem uma propaganda do lugar paradisíaco escolhido usaram e abusaram da criatividade e demonstraram muita habilidade de convencimento.
A dinâmica VOCÊ DECIDE deu muita confusão, todos queriam que seu argumento prevalecesse e o preconceito religioso ficou muito evidente.
A fundamentação teórica elucidou bastante sobre os tipos de argumento, mas como tem acontecido em todas as oficinas os cursistas não tem lido o TP.
A atividade de produção textual foi muito rica pois cada grupo com a mesma planta da casa em mãos deveria ser um personagem diferente e elaborar argumentos para a situação planejada. Foi um momento bastante criativo deles.
Esta oficina mexe muito com eles. O tempo passa que a gente nem vê!

OFICINA TP 02 30/11/09

Jequié, 30 de dezembro de 2009.



IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “TP 02 UNIDADE 06 – CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA - REALIZADA DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.

FORMADORA:Maria Carolina de Souza Oliveira.

OBJETIVO DA OFICINA: Discutir as concepções de gramática, tipos de ensino e análise lingüística.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino Fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento, Sensibilização,Discutindo conceitos, Dinâmica para formação de grupos, Fundamentação Teórica, Análise de texto do aluno, Sistematização, Leitura e análise de texto, Mobilização para próxima oficina, Avaliação da oficina.

AVALIAÇÃO:
A sensibilização feita com tirinhas sobre o novo acordo ortográfico foi muito divertida. A música “Morda minha língua” trouxe uma reflexão bastante proveitosa sobre a relação professor – aluno. Principalmente o professor de Língua Portuguesa que muitas vezes coloca a língua como algo inatingível para o aluno.
Ao questionar sobre os conceitos de gramática que o professor têm, praticamente todos associaram a gramática a regras do bem falar e escrever. Esse conceito foi ampliado ao longo da oficina.
A fundamentação teórica ainda é quase um monólogo, pois os cursistas não tem lido o TP.
Na análise do texto dos alunos priorizou – se os erros em detrimento do que este aluno já conhece e domina. Olha mais uma vez o pedestal em que o professor se encontra?
A atividade mais lúdica e proveitosa do sai , foram as pontuações das frases da atividade do AAA pg 55. Eles se divertiram, se sentiram desafiados e com certeza a plicará em sala.
È uma oficina que oferece muitos subsídios para a prática do professor e quebra muitos paradigmas em relação ao conceito de gramática que não é só um.

OFICINA TP 01 09/11/09

Jequié, 30 de dezembro de 2009.




IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “TP O1 UNIDADES 01 E 02 – VARIANTES LINGUÍSTICAS: DIALETOS, REGISTROS E EQUÍVOCOS - REALIZADA DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.

FORMADORA: Maria Carolina de Souza Oliveira.

OBJETIVO DA OFICINA: Discutir as variantes lingüísticas : dialetos, registros e equívocos.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino Fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento “vídeo Jessié Quirino” , Sensibilização, Formação de Grupos, Atividade em grupo, Fundamentação teórica, Sistematização, Mobilização para próxima oficina, Avaliação da oficina.


AVALIAÇÃO:
Eles se divertiram muito com o vídeo e os ditados populares em linguagem culta. A discussão sobre variedade lingüística ainda é tabu, o professor se divide entre “consertar ou não o erro do aluno”, muitos têm alunos oriundos da zona rural e se identificaram bastante nas socializações. O “ranço” de propor atividades para serem passadas para a variedade padrão ainda é muito forte.
Particularmente este é um dos meus TPS favoritos. E os matérias para sensibilização cedidos pela professora Isabel enriqueceram ainda mais as oficinas.
Os cursistas não leram o TP e muito menos o AAA já que não tinham mais o compromisso de escolher uma atividade para ser aplicada em sala. Isso sim tem me desanimado enquanto formadora. Sinto que preciso de uma estratégia mais eficiente pra sanar este problema. O que você sugere?

OFICINA TP 05 19/10/09

Jequié , 30 de dezembro de 2009.




IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “TP O5 UNIDADE 18 – ESTILO E COERÊNCIA - REALIZADA DIA 19 DE OUTUBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.

FORMADORA : Maria Carolina de Souza Oliveira


OBJETIVO DA OFICINA: Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua portuguesa do Ensino Fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento com um vídeo , Sensibilização, Formação de grupos, Leitura do texto de Referência, Leitura e análise de atividade do TP, Avançando na Prática, Apresentação dos Grupos, Sistematização, Mobilização para a Próxima oficina, Avaliação.

AVALIAÇÃO:
A atividade “ Porque o frango atravessou a estrada” mobilizou bastante os cursistas. Cantar músicas de diferentes estilos e identificá – los foi muito interessante, participação até mesmo dos mais tímidos!
Temos percebido que quando fazemos a leitura do texto de referência e sugerimos que os grupos sistematizem depois numa apresentação oral, tem dado muito certo, eles se envolvem mais. Para a percepção e manutenção da coerência então. O grande desafio dessa atividade era: leitura do texto na íntegra e apresentação das partes para formação de um todo coerente.
Mais uma vez a análise das atividades do TP e AAA foram bastante proveitosas. Eles saem com muita vontade de aplicá –las.
Essa oficina sugere muitas atividades de coerência para serem aplicadas em sala. Os cursistas ficam muito satisfeitos.

OFICINA DE PORTFÓLIO 05/10/09

Jequié , 30 de dezembro de 2009.

IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR II – PORTIFÓLIO – REALIZADA NO DIA 05 DE OUTUBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHECO – IERP.

FORMADORA: Maria Carolina de Souza Oliveira.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino Fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento, Sensibilização, Atividade em Grupo , Exposição dos grupos, Fundamentação teórica, Estudos de casos, Apresentação dos Grupos, Avaliação da oficina.

AVALIAÇÂO:
A oficina de Portfólio possibilita ao cursista a oportunidade da vivência de atividades em que se evidencia o registro escrito – esse é um grande entrave do ponto de vista deles, pois estão sempre resistentes a atividades que demandam tempo.
Por isso uma das atividades em grupo foi o registro da “Linha do tempo do Gestar”, eles de maneira criativa registraram com base em suas anotações o que havia acontecido nas oficinas até a presente data.
A entrega dos critérios para elaboração do Portfólio é um momento tenso , pois os cursistas se dão conta que cumprir esta etapa do processo exige estudo e organização.
Volto a salientar que os momentos de estudo individual dos cursistas quase não tem acontecido. São raríssimas exceções que chegam na oficina com o TP lido. Isso dificulta meu trabalho enquanto formadora pois em diversos momentos da oficina “fico falando sozinha”.

OFICINA TP 04 28/09/09

Jequié, 30 de dezembro de 2009.


IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “TP O4 UNIDADE 14 – LETRAMENTO - REALIZADA DIA 28 DE SETEMBRO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.

FORMADORA : Maria Carolina de Souza Oliveira


OBJETIVO DA OFICINA: .Sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita.

PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II da rede estadual da Bahia.

METODOLOGIA: Acolhimento com o vídeo: Ler devia ser proibido; Relatos de experiências; Sensibilização;Formação de grupos; Vivenciando situações sócio – comunicativas; Socialização; Leitura do texto de referência; Avançando na prática; Elaboração de Atividade didática ; Sistematização; Mobilização para próxima oficina ; Diário de Bordo.

AVALIAÇÃO
A oficina de Letramento amplia muito o conceito de leitura e escrita dos cursistas. A socialização das experiências vivenciadas em sala de aula com a s aplicações das atividades do TP e AAA tem sido um momento muito rica. O ponto alto e lúdico da oficina foi a vivência de situações sócio – comunicativas , é ali que eles percebem o quanto por mais que sejamos pessoas alfabetizadas há situações de comunicação que exigem conhecimentos de mundo. As dramatizações foram muito boas.
A leitura do texto de referência ainda é um ponto negativo pois os cursistas não tem lido o TP, muitos nem trazem o TP recomendado para oficina.
Os cursistas tem gostado muito de analisar as atividades do TP e AAA, tem sido de grande valia esses momentos de aproximação do material, já que os mesmos não tem “tempo” para o estudo individual.
No momento final a apresentação dos diários de bordo foram bastante interessantes.