Jequié, 18 de agosto de 2009.
IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR “ ETAPAS DE UM PROJETO” REALIZADA DIA 17 DE AGOSTO DE 2009 , NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.
FORMADORA : Maria Carolina de Souza Oliveira
OBJETIVO DA OFICINA: Estudar as etapas de um projeto.
PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II da rede estadual da Bahia.
METODOLOGIA: Acolhimento com a mensagem de Cecília Meireles : Renova – te , Dinâmica : A viagem e reflexão do texto Malas prontas. Após esse momento os cursistas são convidados a estudar as etapas de um projeto, extraídas do livro Pedagogia de projetos de Nilbo Nogueira. Logo em seguida ao ser lançada uma problemática pelo formador, os cursistas vão seguir os passos da elaboração de um projeto para solucionar tal problemática. È socializada as conclusões em plenária e distribuída aos cursistas os passos para construção do projeto para o GESTAR . Avaliação da oficina por parte dos cursistas.
AVALIAÇÃO : É um momento de grande importância para o programa pois o cursista é convidado a refletir sobre como construir um projeto pensando na sua real significação na aprendizagem do aluno. Muitos questionaram o quanto as escolas vem trabalhando com projetos mas não percebem o fundamento disto na aprendizagem.
A grande maioria pensou em estratégias para solucionar ou minimizar a falta de interesse dos alunos e consequentemente o despertar para apropriarem – se do conhecimento.
Felizmente todas as estratégias pensadas e sugeridas envolvem o trabalho com os mais diferentes gêneros textuais, tanto os escolhidos pelo professor, quanto os trazidos pelos alunos .
A reflexão que faço é que são professores bem preparados, motivados mas que ainda têm uma prática carregada de teoria. Essa é a grande contribuição do GESTAR na real significação com a pedagogia de projetos.
Uma oficina extremamente completa. Talvez o referencial teórico tenha sido pouco mas foi bem trabalhado e aceito pelos cursistas.
Jequié , 18 de agosto de 2009.
IMPRESSÕES SOBRE A OFICINA DO GESTAR SOBRE A APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA E ESTUDO DO GUIA GERAL, REALIZADA NO DIA 27 DE MAIO DE 2009 NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RÉGIS PACHÊCO – IERP.
FORMADORA: Maria Carolina de Souza Oliveira
OBJETIVO DA OFICINA;: Apresentar o programa Gestar II através do estudo do Guia Geral.
PÚBLICO ALVO: Professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental II da rede estadual da Bahia.
METODOLOGIA: Acolhimento com uma mensagem de Fernando Pessoa , apresentação do roteiro, dinâmica da arvore, mensagem “ O poder da visão”, preenchimento do termo de compromisso e ficha cadastral, apresentação do programa, estudo dirigido do guia geral , sistematização e apresentação do currículo do gestar, discussão do objetivo da oficina e avaliação da oficina.
AVALIAÇÃO: Essa é uma oficina muito importante pois o cursista tem real noção de que não é apenas mais um curso. No primeiro momento quando falam das expectativas sobre o programa , muitos falam da vontade de aprender, socializar as aprendizagens e é claro da garantia financeira de aumento de quinze por cento no salário..
O estudo do guia permite ter uma visão completa do programa e não só os direitos mas os deveres de cada cursista,: entrega das atividades no prazo, freqüência, construção de um portifólio...
Alguns se incomodam com tanta burocracia, mas é o que nos respalda. Tudo é visto com um pouco de desconfiança no início.
Esse foi realmente um ano atípico para o programa , a demora para o início das oficinas desmotivou o grupo. Mas a avaliação final foi bastante positiva.
Universidade de Brasília – UnB
Decanato de Extensão – DEX
Centro interdisciplinar de Formação Continuada
Jequié, 18 de agosto de 2009.
RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS FORMADORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA DIREC 13 – JEQUIÉ – BA NO PERÍODO DE MARÇO À MAIO DE 2009.
Ao voltarmos em fevereiro da capacitação com a UNB/ MEC já nos sentimos motivadas a dar continuidade as atividades do GESTAR, já que fazemos parte do programa desde 2003.
Começarmos as oficinas com o tp 3 foi uma excelente surpresa já que é a oficina que fez grande diferença para os cursitas. Pois a s reflexões sobre gêneros e tipos textuais desconstrói muito das teorias vistas até então .
Mas o início das oficinas era constantemente adiado o que só nos causava inquietação diante das cobranças das escolas e por parte dos cursistas na definição das datas.
Durante esse processo definimos as turmas, agrupando – as por dia e horário já que pelo contingente de interessados necessitamos aumentar a oferta sendo os dias: segunda, terça e sexta – feira dedicados a s oficinas de língua portuguesa e as quartas e quintas – feiras dedicadas a matemática. Durante esse processo capacitávamos as novas formadoras com o estudo detalhado do guia geral e dos cadernos de teoria e prática.
Estudamos também detalhadamente os AAAs , a grande novidade do GESTAR II 2009.
Estudamos os teóricos que embasam a pedagogia de projetos como: Nilbo Nogueira, Jonh Dewey, Miguel Arroyo, Ingedore Villaça Koch, Celso Antunes, Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Fernando Hernandez.
Fizemos plantões na Direc 13 para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre as inscrições on – line dos cursistas.
Conduzimos , mediante orientação de Salvador, o processo seletivo para os novos formadores do GESTAR.
Mesmo sendo um período tão longo de espera não desanimamos pois estávamos certas de que o programa não acabaria já que certificamos na Bahia mais de 5.000 professores de língua Portuguesa e Matemática, tínhamos o respaldo necessário para anão desistir.
A contribuição da UNB juntamente com o MEC é mais uma prova desse reconhecimento e nos deu um fôlego novo frente aos estudos aprofundados da estrutura e teoria que norteia a s propostas do programa GESTAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário